Relatório aponta abuso de crianças por padres em Portugal

[Relatório aponta abuso de crianças por padres em Portugal]

Comissão independente formada a pedido da própria Igreja Católica levantou 4.815 casos de abuso sexual no país nos últimos 70 anos; relatório saiu nesta 2ª.

Relatório de uma comissão independente, divulgado nesta segunda-feira (13), aponta que cerca de 4.815 crianças sofreram abuso sexual de integrantes da Igreja Católica de Portugal (foto) nos últimos 70 anos.

A comissão, formada a pedido da própria igreja para investigar suspeitas de abuso, apurou denúncias feitas a partir de 1950.

De acordo com o relatório, 77% dos acusados de abuso eram padres, e os outros tinham algum tipo de ligação com a Igreja Católica.

“[Queremos] prestar uma homenagem sincera àqueles que foram vítimas de abuso na infância e ousaram dar voz ao silêncio”, disse o psiquiatra infantil Pedro Strecht, que comandou a comissão, conforme o relato do G1.

O trabalho de investigação em Portugal começou em janeiro do ano passado, após comitê semelhante na França acusar cerca de 3.000 padres e autoridades da igreja de terem abusado de mais de 200 mil crianças.


Foto: Felipe Barchi Pim/Pixabay
Fonte: https://oantagonista.uol.com.br