"A baixeza mais vergonhosa é a adulação!"
"Os bancos das praças estão sempre ocupados por desocupados".
"Os valores morais são os únicos que conservaram os preços de antigamente!"
"MÁXIMAS E MÍNIMAS!" Julinho de Marlene
"A baixeza mais vergonhosa é a adulação!"
"Os bancos das praças estão sempre ocupados por desocupados".
"Os valores morais são os únicos que conservaram os preços de antigamente!"
O Ministério Público Estadual, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, instaurou Procedimento Preparatório para apurar denúncias de supostos danos ambientais e materiais provocados pela Mineração Vale Verde (MVV), em Craíbas.
Assinada pelo promotor Cláudio José Moreira Teles, a portaria se baseia em reportagem do jornal Tribuna Independente, intitulada “Barragens de mineradora colocam em risco povoados do Agreste”.
A matéria aponta o temor da população em relação a ocorrência de uma possível tragédia na região, uma “nova Brumadinho”.
Desde o ano passado moradores do entorno denunciam barulho constante de explosões, que teria provocado inclusive problemas de saúde em algumas pessoas, a morte de animais, e rachaduras nos imóveis.
A portaria do MP foi publicada no Diário Oficial do órgão ministerial do dia 15 deste mês.
Protesto
Somente neste mês, moradores do entorno da mineradora realizaram dois protestos contra a empresa, sendo o mais recente deles nesta quinta-feira (17). Eles denunciam que as explosões têm causado danos à saúde das pessoas e animais, além dos danos materiais, com as rachaduras nas residências.
Em nota à imprensa, a Mineração Vale Verde informou que, desde a semana passada a MVV tem dialogado com moradores para melhor entender as demandas e manter o canal de comunicação aberto e acessível, a fim de esclarecer os pontos trazidos pelos manifestantes.
Frisou ainda que a empresa propôs a criação formal de um Comitê de Participação Popular, para discutir os pontos reivindicados pelos manifestantes, reafirmando seu compromisso com o diálogo.
Unidade
A unidade de beneficiamento de cobre da MVV em Craíbas foi inaugurada em junho do ano passado. Conforme divulgado pela assessoria do Governo de Alagoas na época da inauguração, a empresa irá operar por, pelo menos, 14 anos e estima uma produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano.
Foto: Agência Alagoas/Arquivo
Fonte: https://www.cadaminuto.com.br
Eu, Epidauro Pamplona, pseudônimo literário e legalizado de Carlos Alberto de Souza, brasileiro, casado, ADVOGADO OAB 69.888-BA, jornalista licenciado tacitamente pelo STF e radialista/comentarista free-lancer, atendendo diversas pessoas do meu cotidiano, resolvi criar este sítio eletrônico dentro dos princípios jornalísticos de entreter, informar e até orientar seus leitores.
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB