Mianmar é atingido por maior terremoto em 100 anos; Tailândia e Vietnã são afetados

[Mianmar é atingido por maior terremoto em 100 anos; Tailândia e Vietnã são afetados]

Mianmar foi atingido nesta sexta-feira (28) pelo maior terremoto registrado no país em cem anos, causando tremores que afetaram também o Vietnã e a Tailândia. Pelo menos um prédio colapsou em Bangkok após um terremoto de magnitude 7,7, conforme o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

O epicentro do tremor foi identificado a 16 quilômetros ao norte de Sagaing, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros. O abalo sísmico ocorreu por volta das 13h21 em Bangkok e é o mais forte registrado globalmente desde 2023, segundo os dados do USGS divulgados pela Bloomberg. Também foi registrado um segundo tremor de magnitude 6,4 na mesma região.

Um prédio em construção de 30 andares desabou em Bangkok, resultando na morte de uma pessoa e ferimentos em cerca de 50, segundo os serviços de emergência. Uma vítima ainda está sob os escombros. 

“No começo, achei que era o vento, até que vi as pessoas correndo para fora dos prédios”, contou Noi, uma empregada doméstica de 60 anos do distrito comercial de Pathumwan, em Bangkok. Ela se abrigou sob uma ponte do metrô aéreo e observou os edifícios se balançando. “Eu estava tremendo e com muito medo. Nunca vivi um terremoto tão forte.”

A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, anunciou Bangkok como uma "zona de emergência", e as bolsas de valores e de futuros paralisaram as negociações. O governador de Bangkok declarou que vários edifícios foram impactados.

Prasert Jantararuangtong, vice-primeiro-ministro, informou que o sistema de telecomunicações do país foi interrompido. O ministério dos transportes suspendeu a operação dos serviços de transporte público, como ônibus e trens elétricos. “As ruas e calçadas ficaram todas entupidas com trânsito e pessoas” após o terremoto, contou Mark Smith, britânico de 65 anos. “Não consegui sair da cidade, então estou aqui tentando pegar um táxi pelo aplicativo Grab, que pode ou não aparecer.”

Segundo Nguyen Xuan Anh, diretor do Centro de Alerta de Terremotos e Tsunamis do Instituto de Geofísica, é comum que terremotos fortes sejam seguidos por réplicas que afetam outras áreas. 

Veja vídeos

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Fonte: https://revistaforum.com.br

Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7