"Os valores morais são os únicos que conservaram os preços de antigamente!"
"Esperanto é a língua universal que não se fala em lugar nenhum do mundo!"
"A liberdade econômica é a condição necessária da liberdade política"
Cerca de 23 navios com 120 mil turistas podem deixar de aportar em Alagoas depois da recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de suspender a temporada de cruzeiros no Brasil devido aos casos de infecção pela Covid-19. O CadaMinuto obteve os dados em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a respeito do assunto e os impactos em Alagoas.
A Sedetur disse que respeita o posicionamento da Anvisa e do Ministério da Saúde e irá aguardar antes de decidir pelo cancelamento da temporada. Na segunda-feira (03), a Associação Brasileira de Navios Cruzeiros (CLIA) emitiu uma nota suspendendo todas as viagens de navio cruzeiro programadas até o dia 21 de janeiro. Estava prevista, até esta data, a chegada de mais quatro navios no Porto de Maceió.
A pasta considera que, até o momento, não é possível estimar o impacto econômico que a recomendação da Anvisa terá no estado, pois trata-se ainda de uma suspensão que pode ou não ser estendida. "O que podemos afirmar é que há, sim, um impacto econômico, já que o setor de cruzeiros injeta e movimenta muitos recursos em setores e segmentos diversos", revela.
Abrasel
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Brandão Júnior, contou que vê como positiva a chegada dos cruzeiros a Maceió. Ele acrescenta que, apesar dos turistas passarem pouco tempo na cidade, eles ainda consomem em bares, restaurantes e lanchonetes, movimentando a economia do setor.
"Sendo feitos os testes, tudo direitinho, e as pessoas descendo que não estejam com Covid, eu não vejo risco nenhum e acho até muito bom, muito positivo para o nosso setor", frisa Brandão.
Covid-19
Até o dia 27 de dezembro de 2021, haviam atracado no Porto de Maceió três navios cruzeiros, com cerca de três mil passageiros cada um. Dois tripulantes que chegaram à capital testaram positivo para a Covid-19 e ficaram isolados em um hotel. O exame foi realizado dentro da própria embarcação.
A Prefeitura de Maceió divulgou que, de acordo com estudo da Cruise Lines International (CLIA), o setor de cruzeiros marítimos gerou cerca de US$ 154,5 bilhões de receita em 2019, empregando 1,17 milhão de pessoas no mundo. No Brasil, na temporada 2019/2020, 470 mil cruzeiristas foram embarcados, gerando um impacto econômico médio por cruzeirista nas cidades-escala de R$ 557,32.
Foto: Assessoria
Fonte: https://www.cadaminuto.com.br
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB