"A baixeza mais vergonhosa é a adulação!"
"Os bancos das praças estão sempre ocupados por desocupados".
"Os valores morais são os únicos que conservaram os preços de antigamente!"
Entre as medidas estão também mais viaturas para Patrulhas Maria da Penha e Casas da Mulher Brasileira, locais de acolhimento de vítimas da violência doméstica
Agora é lei. As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) vão funcionar 24 horas por dia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a medida, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (4).
A lei determina ainda que o atendimento às mulheres nessas delegacias deve ser realizado em sala reservada e, preferencialmente, por policiais do sexo feminino.
A lei diz que “as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) têm como finalidade o atendimento de todas as mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e familiar, crimes contra a dignidade sexual e feminicídios, e funcionarão ininterruptamente, inclusive em feriados e finais de semana.”
Pronasci 2
O combate à violência contra as mulheres agora faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). O Ministério da Justiça e Segurança Pública entregou 270 viaturas para Patrulhas Maria da Penha e Delegacias da Mulher, distribuídas de forma proporcional às unidades da Federação, considerando os indicadores de violência.
O programa também instalou 40 Casas da Mulher Brasileira, locais de acolhimento de vítimas da violência doméstica. Uma das metas do programa é reduzir a taxa nacional de mortes violentas de mulheres.
Assédio sexual
Outra lei sancionada pelo presidente diz respeito à instituição do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual. De acordo com a lei publicada no DOU, o âmbito do programa abrange administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. Assim como as instituições privadas em que haja a prestação de serviços públicos.
Os objetivos principais são:
A lei sancionada por Lula é de autoria do senador Rodrigo Cunha (União-AL) e foi aprovada pelo Senado no começo de março deste ano.
Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE
Fonte: https://revistaforum.com.br
© 2025, Epidauro Pamplona - Todos direitos reservados.
Desenvolvido por
SITIWEB