“Faixa de Gaza” é aqui: territórios conflagrados elevam o alto risco em comunidades

[“Faixa de Gaza” é aqui: territórios conflagrados elevam o alto risco em comunidades]

Atualmente, O mundo está voltada para o Oriente Médio, no conflito entre Israel e o Hamas. Mas é preciso atentar para o que acontece em Salvador, onde bairros já têm – e há anos – a sua própria “Faixa de Gaza”. E não são poucas! São regiões conflagradas e cruzá-las pode ser sentença de morte. A Rua Rual Seixas separa o lado do CV, que é a comunidade do Vila erde, do restante do bairro de São Cristóvão, domínio do BDM. Já o Bom Juá, está na Fazenda Grande, área do BDM. Mas o final de linha está a 20 metros do Marotinho, em São Caetano, onde o tráfico é liderado pela facção Ajeita. Em Tancredo Neves, a localidade do Canal é a divisa entre o CV e o BDM. Estes são alguns exemplos onde os confrontos são diários, um alto risco aos moradores, que, sem escolha, abandonam suas casas. Não é à toa que Bahia lidera a lista das regiões mais violentas do país, segundo o Fórum de Segurança deste ano, com 11 das 100 cidades entre a 1ª e a 20ª posição. E olhe que a capital é a 12ª!

Quase uma tragédia

Não está fácil pra ninguém. Futuros policiais foram vítimas de um arrastão em Itapuã, na quinta-feira (02). Dois alunos do curso de oficiais da Polícia Militar estavam em uma barraca na praia de Jaguaribe, enquanto outros três tomavam banho de mar, quando os ladrões chegaram armados e roubaram todos os clientes – o caso foi registrado na 1ª Delegacia (Barris). E por pouco não houve tragédia. Além de celulares e carteiras, os criminosos levaram uma pistola calibre 9 mm.

Novembro violento

Mal novembro começou e a violência já supera o ano passado. Nos dois primeiros dias foram sete tiroteios, com quatro mortos e dois feridos, segundo o Instituto Fogo Cruzado. No dia 01, uma mulher de 35 anos foi atingida sentada na rua, no bairro do Saboeiro. Ele foi socorrida ao Hospital Roberto Santos. No mesmo período de 2022, o IFC registou quatro confrontos e quatro óbitos.

Fonte: https://www.correio24horas.com.br

Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO

Leia mais em:
Instagram: @epidauropamona
Faceboom: epidauro.pamplona.7